PERSPECTIVAS DA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO

Autores

  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Irinéa de Lourdes Batista Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p01

Palavras-chave:

Sociologia da Ciência, Sociologia do Conhecimento Científico, Ensino de Ciências, Estudo Bibliográfico

Resumo

Apesar do Ensino de Ciências enfatizar a importância de pesquisas em Epistemologia e História da Ciência e abarcar aspectos sociais da construção científica, ainda são relativamente poucos os estudos que estão sistematicamente fundamentados em perspectivas provindas da Sociologia da Ciência ou da Sociologia do Conhecimento Científico. Neste artigo, foi traçado um breve histórico das perspectivas sociológicas do conhecimento científico, caracterizando-as como diferenciacionista, antidiferenciacionista e tranversalista. Em seguida, foi realizado um estudo bibliográfico em revistas Qualis A1 e A2 na área de Ensino da CAPES, com ênfase no Ensino de Ciências, no período de 2007 a 2016, buscando compreender como as perspectivas sociológicas estão presentes no Ensino de Ciências. A pesquisa por artigos que articulassem aspectos sociológicos e o Ensino de Ciências ocorreu mediante a utilização de buscadores que emergiram do histórico realizado, entre eles: Sociologia da Ciência, Sociologia do Conhecimento Científico, Etnografia, Estudos de Laboratório, Programa Forte, Campos Científicos, Ethos Científico, Teoria Ator-Rede, Redes Sociotécnicas, Latour, Bloor, Merton e Bourdieu. Por meio dessa busca identificamos 46 artigos que tratavam da temática. Os artigos foram investigados por Análise de Conteúdo e organizados nas seguintes unidades temáticas: 1) Fundamentos da sociologia do conhecimento; 2) Ethos científico; 3) Sistema de funcionamento da Ciência; 4) Sociogênese do conhecimento; 5) Programa Forte da Sociologia do Conhecimento; 6) Estudos de laboratório e da prática científica; 7) Teoria Ator-Rede; 8) Fundamentação Bourdieusiana; 9) Abordagens tranversalistas não Bourdieusiana; 10) Apontamentos a respeito da Sociologia da Ciência. As unidades temáticas de análise com maior número de artigos foram “Estudos de laboratório e da prática científica” e “Teoria Ator-Rede”, ambas mais próximas de uma perspectiva antidiferenciacionista da Sociologia da Ciência, na qual os limites entre Ciência e seu entorno são diluídos. Além disso, apesar de um número restrito de autores e textos, o levantamento apontou que existe uma diversidade de objetos de pesquisas e estratégias metodológicas nos trabalhos analisados de modo a fazer a interlocução entre a Sociologia da Ciência/Sociologia do Conhecimento Científico e o Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Meglhioratti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista PNPD/Capes.

Irinéa de Lourdes Batista, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Meglhioratti, F. A., & Batista, I. de L. (2018). PERSPECTIVAS DA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(1), 01–31. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p01

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