Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 27 Núm. 1 (2022): Abril de 2022
Vol. 27 Núm. 1 (2022): Abril de 2022
Publicado:
2022-05-01
BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS PARA O DESIGN DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO DIÁLOGO DE SABERES
Charbel N. El-Hani
01-38
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA SOCIAL: RELAÇÕES ENTRE AS NORMAS SOCIAIS E OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO
Fernando César Silva, Luciana Abreu Nascimento, Raquel Sousa Valois, Lúcia Helena Sasseron
39-51
PDF (Português (Brasil))
ETNOBOTÂNICA NAS PESQUISAS EM ENSINO E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO: SABER O QUÊ? SABER DE QUEM? SABER POR QUE? SABER COMO?
Thiago José Jesus Rebello, Rosane Moreira Silva de Meirelles
52-84
PDF (Português (Brasil))
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Arthur Philipe Cândido de Magalhães, Jesus Angel Meneses Villagrá, Ileana María Greca
85-107
PDF (Português (Brasil))
LITTLE GREEN MEN: O EPISÓDIO DE DETECÇÃO DOS PULSARES E O PROTAGONISMO DE JOCELYN BELL BURNELL
Larissa do Nascimento Pires, Luiz O. Q. Peduzzi
108-136
PDF (Português (Brasil))
FORTALECIENDO EL APRENDIZAJE DE CONCEPTOS BÁSICOS DE LA ASTRONOMÍA EN DOCENTES EN FORMACIÓN A TRAVÉS DE UNA SECUENCIA DIDACTICA POTENCIADA POR LA OBSERVACIÓN DIURNA Y SIMULACIONES TRIDIMENSIONALES
Nidia Danigza Lugo López, Mónica Julieth Bautista López, Johan Nicolás Molina Córdoba
137-159
PDF
O CONTO “ÓTIMA É A ÁGUA” DE PRIMO LEVI, COMO MOTE PARA O ESTUDO E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VISCOSIDADE
Fábio Eduardo de Assis Gasparetto, Débora Piai Cedran, Marilde Beatriz Zorzi Sá
160-172
PDF (Português (Brasil))
MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO MODELO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL PARA APOIAR O PROCESSO DE DESIGN DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE BIODIVERSIDADE
Michelle Garcia da Silva, Roberta Smania-Marques, Helaine Sivini Ferreira
173-190
PDF (Português (Brasil))
ALGUMAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIAS, PSEUDOCIÊNCIA E MOVIMENTOS ANTICIENTÍFICOS
Mário Lucas Miguel, Leandro José dos Santos, Leonardo Antônio Mendes de Souza
191-222
PDF (Português (Brasil))
Decisiones científico-tecnológicas y equilibrios en la ciencia y la tecnología. Una propuesta basada en el desarrollo del pensamiento
Vanessa Ortega-Quevedo, Cristina Gil Puente, Cristina Vallés Rapp
223-244
PDF
AVALIAÇÃO DE TRABALHOS EM GRUPO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO
Helder de Figueiredo e Paula, Sérgio Luiz Talim, Cecília Siman Salema, Vinícius Reis Camillo
245-271
PDF (Português (Brasil))
EVASÃO E PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Bianca Vasconcelos do Evangelho Franco, Kaluti Rossi de Martini Moraes, Tobias Espinosa, Leonardo Albuquerque Heidemann
272-307
PDF (Português (Brasil))
ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): ASSERÇÕES PRAXIOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS
Marcello Ferreira, André Luis Silva da Silva, Olavo Leopoldino da Silva Filho, Khalil Oliveira Portugal
308-322
PDF (Português (Brasil))
A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: MODELOS DE MODERAÇÃO
Helga Gabriela Aleme, Raquel Roberta Bertoldo, Marcelo Giordan
323-348
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
FUNÇÕES EPISTÊMICAS DE MODELOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOGENÉTICA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Paula Cristina Cardoso Mendonça, Denise Suzane de Oliveira Cláudio, Luiz Gustavo Franco
349-366
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DOS CAPITAIS DE BOURDIEU: UMA REVISÃO CRÍTICA DO CONCEITO DE SCIENCE CAPITAL
Carlos Henrique Aparecido Alves Moris, Luciana Massi, Matheus Monteiro Nascimento
367-387
PDF (Português (Brasil))
Actions that contribute to science teaching involving argumentation and their relationships with pedagogical content knowledge
Stefannie de Sá Ibraim, Rosária Justi
388-414
PDF (English)
Aprender sobre síntesis de proteínas: La lógica de los estudiantes al representar modelicamente
Susana Beatriz Castronuovo, Laura Cecilia Acevedo
415-434
PDF
QUAL CIÊNCIA É NEGADA NAS REDES SOCIAIS? REFLEXÕES DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL NEGACIONISTA
Gabriela Fasolo Pivaro, Gildo Girotto Jr
435-458
PDF (Português (Brasil))
ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA: DESAFIOS ENFRENTADOS
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Inés Prieto Schmidt Sauerwein
459-477
PDF (Português (Brasil))
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ITINERANTE E OS EDITAIS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ANÁLISE DE PROJETOS SUBMETIDOS AO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) (2003-2015)
Willian Vieira de Abreu, Jessica Norberto Rocha, Luisa Massarani, Carolina Chaves Peçanha
478-502
PDF (Português (Brasil))
CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE A BIOLOGIA EVOLUTIVA NO ENSINO MÉDIO: A OPERAÇÃO, A ASSIMILAÇÃO E A INTERAÇÃO LÚDICA EM UM JOGO PEDAGÓGICO
Fernando Aparecido de Moraes, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
503-525
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)