ANÁLISE ESTRUTURAL DE REDES SEMÂNTICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS RELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÕES PROPOSICIONAIS E EVOLUÇÃO CONCEITUAL EM UM TÓPICO DA FÍSICA

Autores

  • Ernani Vassoler Rodrigues PPGEnFís - Universidade Federal do Espírito Santo Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo
  • Giuseppi Gava Camiletti UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p211

Palavras-chave:

Ecologia conceitual, Modelagem Rasch, Mudança conceitual, Redes complexas

Resumo

Neste trabalho exploramos, por meio de avaliações multi-formato, a Evolução Conceitual de um grupo de estudantes do ensino médio (N=28) em um tópico da Física (Acústica). Nos apoiamos numa vertente reconsiderada para Mudança Conceitual, na qual a complexificação conceitual é utilizada como contraponto à versão inicial dessa teoria. Foram utilizadas diferentes formas de representação proposicional dos estudantes (mapas mentais livres e redes semânticas estimuladas), além de testes de múltipla escolha e declarações de autoeficácia. Os mapas mentais mostram uma inclusão incremental de elementos da ciência por parte dos alunos. As medidas topológicas das redes semânticas foram confrontadas via Análise de Componentes Principais com traços latentes de habilidade, obtidos por Modelagem Rasch nos testes de múltipla escolha, e também com a declaração do senso de autoeficácia dos sujeitos de pesquisa. Os dados empíricos analisados mostraram um crescimento das características topológicas das redes semânticas, associado ao aumento no senso de autoeficácia e também do traço latente de habilidade. Esses resultados indicaram um aumento da complexidade nos sistemas de conhecimento dos estudantes, durante o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Ernani Vassoler Rodrigues, PPGEnFís - Universidade Federal do Espírito Santo Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo
    Sou doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (ingresso 2017). Mestre em Ensino de Física pela UFES (2016) e licenciado pela UFRJ (2012). Sou também músico e produtor musical e trabalho com soluções em áudio e mídias auditivas. Intersecciono esses dois domínios na pesquisa acerca de ensino e aprendizagem de conceitos de Física com interesse particular em Acústica. Passeio por fotografia, cinema stop-motion, física da luz e das cores, ensino não-formal. Meus interesses principais em pesquisa são construção de conceitos científicos no cotidiano, ciências das redes (semânticas e sociais) e ecologia conceitual.

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Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE ESTRUTURAL DE REDES SEMÂNTICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS RELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÕES PROPOSICIONAIS E EVOLUÇÃO CONCEITUAL EM UM TÓPICO DA FÍSICA. (2018). Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 211-227. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p211

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