DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ITINERANTE E OS EDITAIS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ANÁLISE DE PROJETOS SUBMETIDOS AO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) (2003-2015)

Autores

  • Willian Vieira de Abreu Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência - INCT/CPCT http://orcid.org/0000-0002-6685-2754
  • Jessica Norberto Rocha Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, Musa: Red Iberoamericana de Museos de Ciencia, Rio de Janeiro, Brasil, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. http://orcid.org/0000-0002-9754-3874
  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz http://orcid.org/0000-0002-5710-7242
  • Carolina Chaves Peçanha http://orcid.org/0000-0001-5875-9069

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p478

Palavras-chave:

divulgação científica, itinerância, editais

Resumo

O presente estudo, de caráter exploratório e de análise documental, visa identificar e analisar as ações de divulgação científica itinerantes financiadas pelos editais de popularização da ciência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre os anos de 2003 e 2015. A amostra total foi composta por 245 projetos aprovados em 26 editais estudados. Para análise, foram aplicados métodos mistos que exploram dados quantitativos e qualitativos. Os resultados apontam que, de forma geral, os editais obtiveram, ao longo dos anos, adesão de instituições públicas do país. Sobressaíram a diversidade de tipos de ações de divulgação científica itinerante (embora em sua maioria projetos propunham exposição móvel, seguidos de oficinas, cursos e ações de astronomia), a variada gama de temáticas e a relação estreita com o público escolar. Todos os estados brasileiros tiveram pelo menos uma proposta de itinerância aprovada sinalizando que essa política pública pode adentrar diversas regiões e potencialmente favorecer populações que não têm acesso à divulgação científica. Universidades e instituições de pesquisa públicas foram as que mais tiveram propostas aprovadas, destacando seu protagonismo na popularização da ciência no país. Finalizamos destacando a relevância do desenvolvimento de estudos como esses para compreender a complexidade e abrangência de políticas públicas voltadas para a popularização da ciência e tecnologia no país, bem como para sustentar práticas futuras.

Biografia do Autor

  • Willian Vieira de Abreu, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência - INCT/CPCT
    Pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da CiênciaPesquisador de Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jessica Norberto Rocha, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, Musa: Red Iberoamericana de Museos de Ciencia, Rio de Janeiro, Brasil, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj.
    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, Musa: Red Iberoamericana de Museos de Ciencia, Rio de Janeiro, Brasil, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj.
  • Luisa Massarani, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz
    Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz

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Publicado

2022-05-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ITINERANTE E OS EDITAIS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ANÁLISE DE PROJETOS SUBMETIDOS AO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) (2003-2015). (2022). Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 478-502. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p478

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