ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA

Autores

  • Saulo Cézar Seiffert Santos Universidade do Estado do Amazonas / Escola Normal Superior Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia Avenida Djalma Batista, 2470, Chapada. CEP: 69050-010 Manaus - Amazonas
  • Augusto Fachín Terán Universidade do Estado do Amazonas / Escola Normal Superior Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia Avenida Djalma Batista, 2470, Chapada. CEP: 69050-010 Manaus - Amazonas
  • Maria Clara Silva-Forsberg Universidade do Estado do Amazonas / Escola Normal Superior Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia Avenida Djalma Batista, 2470, Chapada. CEP: 69050-010 Manaus - Amazonas

Palavras-chave:

analogias, livro didático, Biologia, Zoologia.

Resumo

As estruturas biológicas dos seres vivos são de difícil compreensão para estudantes, pois geralmente são desconhecidas dos mesmos, necessitando de estratégias didáticas para facilitar o entendimento pelo aluno. Existem várias estratégias e métodos para o ensino, tais como modelos, analogias, metáforas, descrições, entre outras. Neste artigo objetivamos identificar, analisar e classificar as analogias utilizadas nos Livros Didáticos do Ensino Médio de Biologia, usados nas Escolas Públicas Estaduais em Manaus-AM, relacionadas à temática zoológica. O procedimento metodológico incluiu: a) análise de todo o conteúdo zoológico dos livros didáticos mais utilizados na rede pública estadual do Amazonas no ano da pesquisa; b) três livros didáticos foram analisados especificando-se o táxon da classe dos Peixes para comparação de possíveis variações dos tipos e quantidades de analogias. A classificação das analogias adotada foi a de Curtis & Reigeluth (1984) e a análise do nível de enriquecimento da analogia de acordo com o modelo TWA de Glynn (Harrison & Treagust,1993). Concluiu-se que o uso de analogias é maior no conteúdo sobre os invertebrados do que nos vertebrados. A maioria das Analogias é apresentada de forma simples direta, comparando as estruturas, de concreto a concreto, e de mediação verbal, quase nada é apresentado de forma diversificada e heurística no conteúdo de Zoologia no LD. O desenvolvimento dos limites da comparação e da reflexão sobre as analogias foi raro, em geral somente à apresentação do análogo e do alvo da analogia ocorria.

Downloads

Publicado

2016-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA. (2016). Investigações Em Ensino De Ciências, 15(3), 591-603. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/264

Artigos Semelhantes

31-40 de 175

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.