A AÇÃO MEDIADA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR EM AULAS DE BIOLOGIA

Autores

  • Patricia Silveira da Silva Trazzi Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo Av. Fernando Ferrari 514, Goiabeiras, Vitória, ES, Brasil
  • Ivone Martins de Oliveira Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo Av. Fernando Ferrari 514, Goiabeiras, Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p121

Palavras-chave:

Mediação, Fotossíntese, Formação de conceitos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por uma professora de Biologia com alunos da 1ª série do Ensino Médio durante o desenvolvimento dos conceitos científicos de fotossíntese e respiração celular em uma escola estadual de Vitória/ES. A pesquisa, de cunho qualitativo e colaborativo, utilizou, como instrumentos de produção dos dados, observações do trabalho desenvolvido na sala de aula e nas atividades no laboratório de Ciências, com registro em diário de campo e filmagens das aulas. As análises se apoiaram na matriz histórico-cultural. Na análise da ação mediada realizada, foi possível apontar que o processo de formação/elaboração dos conceitos científicos de fotossíntese e de respiração celular, nessa sala de aula de Biologia, seguiu uma ação mediada intencional e organizada que considerou os agentes em interação (professora e alunos) e o uso de ferramentas culturais ou mediacionais que propiciaram o desenvolvimento desses conceitos dentro de um sistema, ou seja, dentro de uma rede de outros conceitos que estão associados a eles, abrangendo graus diferentes de generalidade.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Trazzi, P. S. da S., & Oliveira, I. M. de. (2016). A AÇÃO MEDIADA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR EM AULAS DE BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(2), 121–136. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p121

Edição

Seção

Artigos