MILTON SANTOS E PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A FORMA-CONTEÚDO EXPRESSA NO TEMA GERADOR
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p331Palabras clave:
Paulo Freire, Milton Santos, Ensino de Ciências, Ensino FundamentalResumen
Na área de Educação em Ciências propostas de reorientação curricular têm sido elaboradas com o objetivo de contribuir com um ensino contextualizado envolvendo cada vez mais aspectos da vivência dos alunos, a exemplo daquelas que contemplam alguns pressupostos de Paulo Freire. Além disso, pesquisas têm sinalizado para a importância de se considerar articulações entre a perspectiva freireana e outros referenciais teóricos, com o propósito de produzir novos conhecimentos para a pesquisa em educação numa perspectiva humanizadora. A exemplo disso são as relações entre as ideias de Paulo Freire e do geógrafo Milton Santos, baseadas, principalmente, na concepção de formação social do espaço. Nesse sentido, investigam-se contribuições do conceito forma-conteúdo, estabelecido por Milton Santos, na identificação de Temas Geradores. Para tal, realizou-se um processo formativo de professores dos anos iniciais de uma escola municipal de Itabuna/BA, tendo como foco a Educação em Ciências, em que desenvolveu as etapas da Investigação Temática. As informações foram obtidas por meio de conversas informais com moradores e videogravações do curso de formação, as quais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva em que foram obtidas as seguintes categorias a priori: a) forma-conteúdo na codificação-problematização-descodificação e b) a expressão da forma-conteúdo no Tema Gerador. Dentre os resultados, destaca-se que a o conceito forma-conteúdo, apresentado por Milton Santos, e o conceito de unidade epocal, sistematizado por Freire, são complementares na medida em que a forma-conteúdo potencializa o processo de Investigação Temática, sendo possível compreender as especificidades espaço-temporais ligadas às relações sociais e aos problemas locais vivenciados pelos educandos. A recursividade das etapas das codificações e descodificações, no contexto dessas articulações teóricas, possibilitou uma nova compreensão das situações-limite, as quais passaram a ser vistas pelas professoras como passíveis de transformação.Citas
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