MODELOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: UM REFERENCIAL DE TRABALHO

Autores/as

  • Ives Solano Araujo Instituto de Física – UFRGS – Caixa Postal, 15051 - Campus do Vale 91501-970, Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Eliane Angela Veit Instituto de Física – UFRGS – Caixa Postal, 15051 - Campus do Vale 91501-970, Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física – UFRGS – Caixa Postal, 15051 - Campus do Vale 91501-970, Porto Alegre, RS – Brasil.

Palabras clave:

modelagem científica, modelagem computacional, simulações computacionais, ensino-aprendizagem de Física

Resumen

No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física.

Publicado

2016-07-13

Cómo citar

Araujo, I. S., Veit, E. A., & Moreira, M. A. (2016). MODELOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: UM REFERENCIAL DE TRABALHO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 17(2), 341–366. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/189

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>