OS INTERPRETANTES DE PEIRCE NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: EM FOCO O DISCURSO ECOLÓGICO OFICIAL SOBRE O ‘LIXO’
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p36Palabras clave:
Alfabetização visual, semiótica, interpretantes, resíduos sólidos, ensino médioResumen
Neste trabalho, de pesquisa exploratória, apresentamos os resultados de um estudo em que se buscou identificar e analisar o modo de generalização típico de estudantes do Ensino Médio quando se trata do tema resíduos sólidos domésticos. A fundamentação teórica é inspirada no conceito de interpretantes da teoria semiótica de Charles S. Peirce. Produzimos um processo de alfabetização visual em que os estudantes tiveram a possibilidade de se manifestar por meio da linguagem verbal e pictórica, compondo uma expressão híbrida para expor as percepções que iam adquirindo. Através do método da narrativa, de cunho descritivo e interpretativo, descrevemos as fases da alfabetização visual proposta e recortamos para análise as fases da criação artística e da leitura imagética realizada pelos estudantes. Os dados revelam que as representações elaboradas por eles veiculam grande potencial para a externalização de interpretantes dinâmicos (significados em construção), colocando em relevo a disputa de generalizações sobre A poluição no mundo e Poluição versus Animais, com teor estético e valorativo na categoria interpretante emocional, prescrições e proposições imperativas na categoria interpretante energética e força argumentativa caracterizada por múltiplas conotações na categoria interpretante lógica.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.