OFICINA DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p224Palabras clave:
Competências, Enem, Ensino de Biologia, Oficina de AprendizagemResumen
O objetivo principal da escola atual é desenvolver competências que permitam ao aluno alcançar sucesso pessoal e profissional, visando dar espaço para que cada um possa aprender a utilizar os seus saberes para atuar com eficiência. O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades e competências que se convergem aos eixos estruturadores do Enem, que os alunos desenvolveram ao participarem de uma oficina de aprendizagem. Analisou-se, inicialmente, as convergências entre as competências que a oficina propõe e aquelas exigidas pelos documentos oficiais, como o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e o PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Para tanto, foi analisada a oficina intitulada “The Big Bang” desenvolvida com alunos do Ensino Médio. A oficina contempla a perspectiva das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, na disciplina de Biologia. Levantou-se quais as convergências entre as competências propostas pelo ENEM, PCN e o texto da oficina. Após este levantamento, verificou-se quais destas competências se convergiram aos eixos estruturadores do Enem: contextualização, interdisciplinaridade e situação-problema. Pode-se observar que a metodologia proporciona a possibilidade de desenvolvimento das competências e habilidades, porém, ressalta-se que a forma como é trabalhada acerca da importância de compreender nuances do processo de ensino-aprendizagem, a clareza dos conceitos de competências e habilidades, a trans e interdisciplinaridade e, principalmente, como as Diretrizes Curriculares estão implicadas em todo o contexto educacional, devem dar sentido aos critérios que os docentes devem utilizar para alcançar os objetivos pedagógicos e, que, muitas vezes, estes indicadores não estão claros no processo de ensino-aprendizagem para os educadores, necessitando de uma conscientização para que a ação do ensinar tenha uma maior eficácia.Citas
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