ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA

Autores

  • Sara de Souza Pereira Departamento de Ciências Naturais Centro de Ciências Sociais e Educação Universidade do Estado do Pará Tucuruí, Pará, Brasil
  • Joyciane Santiago da Cunha Departamento de Ciências Naturais Centro de Ciências Sociais e Educação Universidade do Estado do Pará Tucuruí, Pará, Brasil
  • Eldianne Moreira Lima Departamento de Ciências Naturais Centro de Ciências Sociais e Educação Universidade do Estado do Pará Tucuruí, Pará, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9194-0679

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p41

Palavras-chave:

Aprendizado, Ministrar, Conhecimento, Planejamento, Metodologia, Biologia

Resumo

Os alunos sentem dificuldade no processo de letramento científico na área de Genética em virtude da quantidade considerável de termos técnicos-científicos que fogem totalmente das experiências cotidianas dos alunos, serem abordados de forma abstrata, separada do contexto histórico e desatualizada. Desse modo, nosso objetivo foi testar um conjunto de estratégias didático-pedagógicas por aula ministrada que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem dos principais conteúdos de Genética, com a utilização de aulas expositiva-dialogada, prática e experimental, recursos audiovisuais, jogos didáticos e maquetes. Avaliamos a aprendizagem dos alunos por meio do seu desempenho ao responderem questionários semiestruturados aplicados antes e após cada aula. De modo geral, as aulas alcançaram resultados significativos, sobretudo as aulas em relação ao “Sistema ABO e Fator Rh” e “Síndromes Cromossômicas”. No entanto, as aulas sobre “Introdução aos Conceitos Básicos de Genética” e “Leis de Mendel” podem ser melhoradas a partir da sugestão de outras estratégias que foram discutidas. Assim, podemos concluir que é necessário que os professores utilizem estratégias didático-pedagógicas alternativas de acordo com o conteúdo ministrado na tentativa de torná-lo mais fácil e simples de entendimento pelos alunos, não sendo necessário exclusivamente o uso de laboratório para aulas práticas e experimentais para o ensino-aprendizagem de Genética.

Biografia do Autor

  • Eldianne Moreira Lima, Departamento de Ciências Naturais Centro de Ciências Sociais e Educação Universidade do Estado do Pará Tucuruí, Pará, Brasil
    Sou pós-doutora em Psicobiologia, doutora em Biologia Animal, mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento e bióloga. Atuo nas áreas de ecologia, etologia, visão de cores e ensino de Ciências e Biologia

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Publicado

2020-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA. (2020). Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 41-59. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p41

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