O MODELO DE QUATRO FASES DO DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE APLICADO À APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA

Autores

  • George Francisco Santiago Martin Colegiado de Matemática Universidade Estadual do Norte do Paraná Rua Padre Mello, 1200. CEP 86400-000. Jacarezinho, Paraná, Brasil
  • Sérgio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. CEP: 86057-970. Londrina, Paraná, Brasil
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. CEP: 86057-970. Londrina, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p46

Palavras-chave:

Modelo de quatro fases do Desenvolvimento do Interesse (MDI), Interesse pela docência, Formação inicial de professores, Focos da Aprendizagem Docente (FAD)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do interesse pela docência. Os sujeitos do estudo eram estudantes de uma universidade pública do Paraná, Brasil, que integravam subprojetos PIBID em Ciências Biológicas, Física e Química. Os procedimentos metodológicos basearam-se na análise textual discursiva, a partir do qual foi possível organizar os dados de acordo com o Modelo de Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse (MDI) de Hidi e Renninger (2006). Após análise, foi possível caracterizar o interesse desses alunos pela docência, sugerindo que este interesse pode ser desenvolvido em estudantes durante a formação inicial. Nossos dados mostram, além disso, que o interesse pela docência tem duas características principais: o desejo de ser um professor e a curiosidade dos alunos para saber como é ser um professor. Além disso, verificou-se que os professores da escola (supervisores) podem influenciar diretamente na manutenção do interesse dos estudantes em seguir uma carreira docente.

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

Martin, G. F. S., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2016). O MODELO DE QUATRO FASES DO DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE APLICADO À APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(1), 46–61. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p46

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