PODCASTS E O INTERESSE PELAS CIÊNCIAS

Autores

  • George Francisco Santiago Martin Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Anderson Camatari Vilas Boas Universidade Federal do vale do São Francisco - Univasf
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Tecnológica federal do Paraná - UTFPR
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p77

Palavras-chave:

Modelo de Quatro Fases de Desenvolvimento do Interesse, Interesse pelas ciências, Podcasts, Análise Textual Discursiva, Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa a respeito do interesse pelas ciências e a contribuição de podcasts de divulgação científica para o desenvolvimento desse interesse. As pessoas que participaram como depoentes para a realização desta investigação eram consumidores de alguns podcasts e seus relatos foram obtidos por meio da resposta a questionários online com questões de múltiplas escolhas e dissertativas, divulgadas nos podcasts e em seus websites e nas redes sociais, pelos pesquisadores. Os dados foram analisados segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva, fazendo uso do Modelo de Quatro Fases de Desenvolvimento do Interesse (MDI) adaptado e assumido por categorias a priori. Após o movimento analítico foi possível identificar nas declarações dos respondentes: níveis diferentes de interesse pelas ciências; a relação entre os podcasts de divulgação científica e o desenvolvimento do interesse pelas ciências; algumas características que tornam estes podcasts atraentes para o público. As análises ainda mostraram que, para muitos dos casos em que o interesse pelas ciências era evidente, os podcasts tiveram papel importante na intensificação do interesse e em decisões tomadas por esses sujeitos em relação à profissão a ser escolhida e à formação relacionada aos conteúdos dos podcasts.

Biografia do Autor

George Francisco Santiago Martin, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Prof. Adjunto do colegiado de Matemática do campus de Jacarezinho da UENP desde 2005Licenciatura em Física (2002)Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática(2005)Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática)2016) Área: formação de professores; ensino de ciências  educação matemática.

Anderson Camatari Vilas Boas, Universidade Federal do vale do São Francisco - Univasf

Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Londrina (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, natureza da ciência, ensino de ciências, história e filosofia da ciência e análise textual discursiva (atd). 

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Tecnológica federal do Paraná - UTFPR

SERGIO DE MELLO ARRUDA. É Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre emEnsino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). É professor daUniversidade Estadual de Londrina desde 1978. Aprovou diversos projetos de pesquisae extensão no CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados emEnsino de Ciências. Coordenou a implantação do Programa em Ensino de Ciências eEducação Matemática da UEL; coordenou a implantação do Museu de Ciência eTecnologia de Londrina, órgão suplementar da UEL; coordenou a implantação doprojeto PIBID/UEL. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino deCiências e Educação Matemática entre 2002 e 2004; diretor do Museu de Ciência eTecnologia da UEL desde 2009; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL[edital 2009 e edital 2011] desde 2009. Linhas de pesquisa atuais: Formação deprofessores; Educação informal; Psicanálise e Ensino de Ciências.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS. Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL,1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora emEducação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora Sênior da UniversidadeEstadual de Londrina, atuando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências eEducação Matemática. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisasrealizadas, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participaem anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados einúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos à sua área depesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências eMatemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora dealguns deles. Nos dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são:análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem.

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https://doi.org/10.1590/1983-21172008100208

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Martin, G. F. S., Vilas Boas, A. C., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2020). PODCASTS E O INTERESSE PELAS CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 77–98. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p77

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