O AGIR COMUNICATIVO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p237Palavras-chave:
Inclusão, Diversidade, Química, Ação Comunicativa, HabermasResumo
Neste estudo objetivamos analisar os aspectos intersubjetivos das interações linguísticas em ambiente virtual, tendo como suporte a teoria do agir comunicativo em contexto de formação docente em rede com foco na inclusão escolar. Os dados foram coletados a partir do design e desenvolvimento de parte de uma pesquisa-ação realizada em um curso de formação de professores de química para a diversidade, por meio do Moodle, em Goiânia-GO pela Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva (RPEI). Nossos resultados nos permitiram categorizar os atos de falas registrados em fóruns online como atos regulativos, constatativos e expressivos que são categorias de análise da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. A investigação nos permitiu repensar a formação dos professores de química em termos de razão comunicativa contemplando o diálogo assimétrico como base para a formação da identidade dos futuros professores para atuarem na diversidade da sala de aula, contrapondo-nos as influências da razão técnica caracterizada pela transmissão de informações desprovidas de conhecimentos vivenciais.Referências
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