O AGIR COMUNICATIVO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Cláudio Roberto Machado Benite Universidade Federal de Goiás
  • Marysson Jonas Rodrigues Camargo Universidade Federal de Goiás
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p237

Palavras-chave:

Inclusão, Diversidade, Química, Ação Comunicativa, Habermas

Resumo

Neste estudo objetivamos analisar os aspectos intersubjetivos das interações linguísticas em ambiente virtual, tendo como suporte a teoria do agir comunicativo em contexto de formação docente em rede com foco na inclusão escolar. Os dados foram coletados a partir do design e desenvolvimento de parte de uma pesquisa-ação realizada em um curso de formação de professores de química para a diversidade, por meio do Moodle, em Goiânia-GO pela Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva (RPEI).  Nossos resultados nos permitiram categorizar os atos de falas registrados em fóruns online como atos regulativos, constatativos e expressivos que são categorias de análise da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. A investigação nos permitiu repensar a formação dos professores de química em termos de razão comunicativa contemplando o diálogo assimétrico como base para a formação da identidade dos futuros professores para atuarem na diversidade da sala de aula, contrapondo-nos as influências da razão técnica caracterizada pela transmissão de informações desprovidas de conhecimentos vivenciais.

Biografia do Autor

  • Cláudio Roberto Machado Benite, Universidade Federal de Goiás
    Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Especialista em Ensino de Ciências (UERJ) e Licenciado em Química. Coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) e coordenador do curso de Licenciatura em Química. Professor Adjunto do Instituto de Química, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da UFG. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Química e Cibercultura na Inclusão Escolar; Necessidades Educativas Especiais e Necessidades Formativas dos Professores na perspectiva Inclusiva; Ensino de Química no âmbito da lei 10.639 e Design de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências.
  • Marysson Jonas Rodrigues Camargo, Universidade Federal de Goiás
    Doutorando em Química (Ensino de Química) no Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás em que pesquiso sobre o enfretamento do racismo e interculturalidades no ensino de química. Sou coordenador do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão em que atua dentre outras, em atividades de co-orientação. Atualmente sou vice coordenador da regional Centro-Oeste do Consórcio Nacional de Neabis e Grupos Correlatos da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Sou mestre em Química pelo mesmo programa com dissertação defendida na área de Ensino de Química e Educação para as Relações Étnico-Raciais. Licenciado em Química pela UFG onde foi aluno de iniciação científica PIBIC no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão. Participei do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química da UFG-Campus Samambaia entre 2014 e 2015. Foi professor da rede pública estadual de educação atuando no ensino médio. ou pesquisador em Educação em Ciências com foco no Ensino de Química, mais especificamente na Educação para as Relações Étnico-Raciais e a operacionalização da Lei 10639/03 (História e Cultura Africana e Afro-brasileira) no Ensino de Ciências/Química. Atuei como coordenador de grupo de estudos do Projeto Afrocientista no Coletivo Ciata, projeto em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as e o Instituto Unibanco. Minhas pesquisas dialogam com os campos da História da Ciência, Experimentação Investigativa, Currículo e Didática das Ciências.
  • Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás
    Doutorando em Química (Ensino de Química) no Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás em que pesquiso sobre o enfretamento do racismo e interculturalidades no ensino de química. Sou coordenador do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão em que atua dentre outras, em atividades de co-orientação. Atualmente sou vice coordenador da regional Centro-Oeste do Consórcio Nacional de Neabis e Grupos Correlatos da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Sou mestre em Química pelo mesmo programa com dissertação defendida na área de Ensino de Química e Educação para as Relações Étnico-Raciais. Licenciado em Química pela UFG onde foi aluno de iniciação científica PIBIC no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão. Participei do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química da UFG-Campus Samambaia entre 2014 e 2015. Foi professor da rede pública estadual de educação atuando no ensino médio. ou pesquisador em Educação em Ciências com foco no Ensino de Química, mais especificamente na Educação para as Relações Étnico-Raciais e a operacionalização da Lei 10639/03 (História e Cultura Africana e Afro-brasileira) no Ensino de Ciências/Química. Atuei como coordenador de grupo de estudos do Projeto Afrocientista no Coletivo Ciata, projeto em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as e o Instituto Unibanco. Minhas pesquisas dialogam com os campos da História da Ciência, Experimentação Investigativa, Currículo e Didática das Ciências.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O AGIR COMUNICATIVO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTE VIRTUAL. (2021). Investigações Em Ensino De Ciências, 26(3), 237-258. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p237

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