Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Acervo
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 29 n. 2 (2024): Agosto de 2024
v. 29 n. 2 (2024): Agosto de 2024
Publicado:
2024-09-10
CULTURA CIENTÍFICA EN LA EDUCACIÓN. ANÁLISIS BIBLIOMÉTRICO SEGÚN WoS (2000-2022)
Francisco Javier Perez Rodríguez, Osvaldo Hernández González, Sebastián Donoso Díaz
01-16
PDF - Espanhol (Espanhol)
INTERAÇÃO, CONVERSAS E CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO: UM ESTUDO SOBRE FAMÍLIAS EM VISITA À EXPOSIÇÃO ITINERANTE “TÚNEL DA CIÊNCIA MAX PLANCK 3.0”
Graziele Scalfi, Luisa Massarani , Bruno Rafael Santos de Cerqueira , Yan Silveira, Alessandra Bizerra
17-31
PDF
O MODELO FRACTAL DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UM PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Andresa de Jesus dos Santos, Patrícia de Jesus Santos, Miguel Guilhermino de Archanjo Junior, Simoni Tormöhlen Gehlen
32-56
PDF
USO DE CONTROVERSIAS CIENTÍFICAS HISTÓRICAS EN EL CONTEXTO DE LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA. UN ESTUDIO DE LA ARGUMENTACIÓN CIENTÍFICA ESCOLAR PRAGMADIALÉCTICA
Lida Milena Alvarez Garcia, Alvaro García Martínez
57-83
PDF (Espanhol)
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS EM AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS EM FÍSICA COM VISTAS AO SEU ENTENDIMENTO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Alexandre Chaves da Silva, Divanizia do Nascimento Souza
84-99
PDF
INTERAÇÕES BIONIANAS EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO PSICANALÍTICO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA
Débora Elisa Souza, Rita de Cássia Suart, José Bento Suart Júnior
100-130
PDF
EPISTEMOLOGÍAS INTUITIVAS EN PROFESORES UNIVERSITARIOS DE CIENCIAS NATURALES Y SOCIALES
Zuraya Monroy-Nasr, Rigoberto León-Sánchez
131-141
PDF - Espanhol (Espanhol)
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS EXATAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO VIEWS OF NATURE OF SCIENCE QUESTIONNAIRE (VNOS-C)
Roberta Chiesa Bartelmebs, Tiago Venturi
142-165
PDF
MICHAEL MATTHEWS E A ARTICULAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS-HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO BRASIL EM ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2002 E 2021: COMO CAMINHAMOS PARA UMA PERSPECTIVA SOCIOPOLÍTICA?
Taina Carvalho , Andreia Guerra
166-186
PDF
DIÁLOGOS ENTRE A ASTROFÍSICA OFICIAL E OS CONHECIMENTOS DOS YANOMAMI E DE OUTRAS CULTURAS: O QUE HÁ DE COMUM É CASUAL?
Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz, Giselle Faur de Castro Catarino, Maria da Conceição Almeida Barbosa Lima
187-200
PDF
“ATÉ QUE AS LUZES SE CURVARAM”: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO POR MEIO DE UMA NARRATIVA HISTÓRICA SOBRE A TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL
Fernando Domingos, Alexandre Bagdonas, João Zanetic
201-230
PDF
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA INTEGRADA A UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO: AVALIANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL
Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Gabriela Marques Barbosa, Luciana Resende Allain, Danilo Lopes Santos
231-259
PDF
UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL
Jéssica dos Reis Belíssimo, Roberto Nardi
260-279
PDF
A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E O CAMPO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Mariana Nô Xavier, Christiana Andrea Vianna Prudêncio
280-295
PDF
IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK
Milene Santana Paixão, Jane Darley Alves dos Santos, Joseilson Alves de Paiva
296-308
PDF
REPENSANDO “O BIOLÓGICO” NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE BIOLOGIAS FEMINISTAS PÓS-DUALISTAS
Bruno Tavares, Mariana Brasil Ramos, Adriana Mohr
309-336
PDF
MEDIAÇÃO DIGITAL E REPRESENTAÇÕES MENTAIS: UM ESTUDO SOBRE HIBRIDAÇÃO COGNITIVA NA ARTICULAÇÃO ENTRE HUMANOS E NÃO-HUMANOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Ronnie Petter Pereira Zanatta, Nestor Cortez Saavedra Filho
337-364
PDF
A PARTE QUE FALTA: CLITÓRIS E SUA (SUB)REPRESENTAÇÃO NA CIÊNCIA E NA EDUCAÇÃO
Maria Eduarda de Melo Vieira, Matheus D'avila Schmitt, Bruno Tavares
365-393
PDF
CONHECIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DE CUBA E PORTUGAL SOBRE SOLUÇÕES E MUDANÇAS DE ESTADO
José Manuel Carmo
394-407
PDF
EDUCOMUNICACIÓN SOCIOAMBIENTAL EN EL MUSEO: EXPOSICIÓN, SABERES AMBIENTALES Y COLABORACIÓN
Iván Borroto Rodríguez
408-424
PDF - Espanhol (Espanhol)
PRÁCTICAS DE ARGUMENTACIÓN PARA LA ENSEÑANZA Y EL APRENDIZAJE DE LA BIODIVERSIDAD: UNA INVESTIGACIÓN BASADA EN EL DISEÑO
Gonzalo Bermudez, Lía Patricia García, María Emilia Ottogalli
425-459
PDF - Espanhol (Espanhol)
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA
João Vitor Venceslau de Almeida, Andrei Steveen Moreno-Rodríguez
460-478
PDF
ESTUDO INTERPRETATIVO DE FALAS DE PROFESSORES(AS) DE QUÍMICA SOBRE CURRÍCULO: CONCEITO, TEORIAS E FORMAÇÃO DOCENTE
CONCEPTO, TEORÍAS Y FORMACIÓN DOCENTE
Nayara Nogueira Soares Marra, Roberta Guimarães Corrêa
479-497
PDF
SEMÂNTICA ACERCA DO CONCEITO DE CALOR EM LIVROS DE GRADUAÇÕES: REFLEXÕES ÀS ADVERSIDADES INSTRUCIONAIS
Osmar Henrique Moura da Silva
498-514
PDF
ESTAÇÕES LABORATORIAIS COMO PROMOTORAS DA MOBILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS E MANIFESTAÇÕES METACOGNITIVAS
Ana Rita Mota, Fernando César Silva, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Lúcia Helena Sasseron
515-538
PDF
DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO BÁSICO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Marcos Paulo de Araújo Silva, Carlos Eduardo Porto Andrade, Carlos Eduardo Porto Villani
539-563
PDF
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TAMANHO DA AMOSTRA E REPRODUTIBILIDADE DE DADOS EXPERIMENTAIS
Alessandro Damásio Trani Gomes
564-587
PDF
UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O PENSAMENTO CRÍTICO: CONCEITOS, REFERÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS
Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich
588-620
PDF
PROBLEMATIZANDO A NOÇÃO DE PROVA COM BASE EM ESTUDOS DE HISTÓRIA DA COSMOLOGIA E NATUREZA DA CIÊNCIA
Alexandre Bagdonas, Antonio Marcelo Martins Maciel, Cibelle Celestino Silva, Maria Emília Faria Seabra
621-643
PDF
EL CONCEPTO DE EVALUACIÓN EN LOS TEXTOS ESCOLARES DE CIENCIAS NATURALES Y SU ORIENTACIÓN HACIA EL APRENDIZAJE
Felipe Kong, Rodolfo Hidalgo Caprile, Marcelo Garrido González
644-658
PDF - Espanhol (Espanhol)
Idioma
English
Español
Português