Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 30 Núm. 1 (2025): Abril de 2025
Vol. 30 Núm. 1 (2025): Abril de 2025
Publicado:
2025-05-01
“As lembranças do passado surgem como um fantasma”: Currículos para Educação Étnico-Racial Crítica em Narrativas (Auto)Biográficas de Professores/as de Biologia
Joaklebio Alves da Silva, Marlécio Maknamara
08-36
PDF (Portugués)
Brechas Teórico-Prácticas al Enseñar Ciencias para la Ciudadanía por Profesores de Ciencias en Formación Inicial
Edith Herrera San Martín
37-61
PDF - Espanhol
A História e a Tradição Institucional na Concepção da Exposição “Biodiveridade: Conhecer para Preservar” do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
Marcus Soares, Sandra Escovedo Selles, Martha Marandino
62-84
PDF (Portugués)
Políticas Curriculares para o Ensino e Formação de Professores de Ciências: um Estado do Conhecimento
Ronan Moura Franco, Elena Maria Billig Mello
85-110
PDF (Portugués)
Conscientização em Álvaro Vieira Pinto: Contribuições para a Educação em Ciências
Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
111-137
PDF (Portugués)
A Complexificação do Conceito de “Prova Científica” em um Contexto de Formação de Professores de Ciências
João Otavio Garcia, Juliano Camillo
138-167
PDF (Portugués)
“As Quatro Luas de Galileu”: Guias e Visitantes Produzindo Momentos de Ensino-Aprendizagem durante Observações do Céu Noturno
Szu Yu Lee, Raquel Abi-Sâmara, Joana Brás Varanda Marques, Ricardo Moutinho
168-200
PDF (Portugués)
Design of Teaching and Learning Sequences and Complex Educational Games: A Strategic Proposal for Mobilizing the Model of Educational Reconstruction
Michelle Garcia da Silva, Roberta Smania-Marques, Helaine Sivini Ferreira
201-226
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
PENSAMIENTO CRÍTICO PROMOVIDO EN CLASES DE QUÍMICA ORGÁNICA DURANTE LA RESOLUCIÓN DE UN ESTUDIO DE CASO POR ESTUDIANTES DE LICENCIATURA EN QUÍMICA DE EDUCACIÓN SUPERIOR
Caroline Gomes Fernandes, Rita de Cássia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Sérgio Scherrer Thomasi
227-259
PDF (Portugués)
Avaliação dos efeitos de atividades de ciências nas aprendizagens de crianças do ensino primário
Patrícia Christine Silva, Ana Valente Rodrigues
260-286
PDF (Portugués)
“Encontramos um Tesouro”: Metacognição, fator essencial na Formação de Professores CTSA: O caso de êxito do curso de docência universitária - CGDU - da Universidad de Sevilla
Camila Boszko, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Gabriela Carolina Cattani Delord
287-312
PDF (Portugués)
Explicit and reflective teaching for the development of Critical Thinking skills and Nature of Science and Technology understandings in Primary Education
Vanessa Ortega-Quevedo, Cristina Gil-Puente, Cristina Vallés Rapp, Carmela García-Marigómez
313-335
PDF (Inglés)
Construções conjuntas de práticas pedagógicas sobre ensino de física experimental entre docentes do ensino superior: análise do potencial de um grupo de planejamento conjunto
João Ricardo Neves da Silva, André Luis dos Santos, Gabriel Andrade Silva, Sergio Augosto Borges DaHora
336-368
PDF (Portugués)
O processo de inclusão de um estudante cego em um curso de licenciatura em Física: uma análise das ações e contribuições do ambiente educacional
Marcela Ribeiro da Silva, Eder Pires de Camargo
369-401
PDF (Portugués)
La biología que no se atreve a decir su nombre: miradas posdualistas para investigaciones sobre género y sexualidad en la educación en ciencias
Bruno Tavares, Mariana Brasil Ramos, Adriana Mohr
402-442
PDF (Portugués)
Educação CTSA e Cidade Educadora: desafios e perspectivas para formação permanente de professores da Educação Infantil
Cinira Francisca Alves de Bastos, Noemi Sutil
443-471
PDF (Portugués)
Princípios para o ensino de representações estruturais dos compostos orgânicos
Caio de Souza Silva, Helio da Silva Messeder Neto
472-491
PDF (Portugués)
Duas décadas dos PCNEM e PCN+ e uma década das DCN: como os parâmetros e as diretrizes podem atender e nortear a educação científica das juventudes do século XXI
Alisson Romeu de Sousa, Paulo Neto
492-532
PDF (Portugués)
Editorial
Por que tantos artigos são recusados? Uma reflexão a partir da revista Investigações em Ensino de Ciências
Paulo Lima Junior, Marta Maximo-Pereira, Tobias Espinosa
01-07
PDF (Portugués)
Idioma
English
Español
Português