Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Acervo
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 30 n. 1 (2025): Abril de 2025
v. 30 n. 1 (2025): Abril de 2025
Publicado:
2025-05-01
“As lembranças do passado surgem como um fantasma”: Currículos para Educação Étnico-Racial Crítica em Narrativas (Auto)Biográficas de Professores/as de Biologia
Joaklebio Alves da Silva, Marlécio Maknamara
08-36
PDF
Brechas Teórico-Prácticas al Enseñar Ciencias para la Ciudadanía por Profesores de Ciencias en Formación Inicial
Edith Herrera San Martín
37-61
PDF - Espanhol (Espanhol)
A História e a Tradição Institucional na Concepção da Exposição “Biodiveridade: Conhecer para Preservar” do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
Marcus Soares, Sandra Escovedo Selles, Martha Marandino
62-84
PDF
Políticas Curriculares para o Ensino e Formação de Professores de Ciências: um Estado do Conhecimento
Ronan Moura Franco, Elena Maria Billig Mello
85-110
PDF
Conscientização em Álvaro Vieira Pinto: Contribuições para a Educação em Ciências
Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
111-137
PDF
A Complexificação do Conceito de “Prova Científica” em um Contexto de Formação de Professores de Ciências
João Otavio Garcia, Juliano Camillo
138-167
PDF
Momentos de Ensino-Aprendizagem durante Observações do Céu Noturno
Szu Yu Lee, Raquel Abi-Sâmara, Joana Brás Varanda Marques, Ricardo Moutinho
168-200
PDF
Design de Sequências Didáticas e Jogos Educacionais Complexos: proposição de estratégia para mobilização do Modelo de Reconstrução Educacional
Michelle Garcia da Silva, Roberta Smania-Marques, Helaine Sivini Ferreira
201-226
PDF
PDF (Inglês)
Pensamento Crítico Promovido em Aulas de Química Orgânica Durante a Resolução de um Estudo de Caso por Estudantes de Graduação em Química do Ensino Superior
Caroline Gomes Fernandes, Rita de Cássia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Sérgio Scherrer Thomasi
227-259
PDF
Avaliação dos efeitos de atividades de ciências nas aprendizagens de crianças do ensino primário
Patrícia Christine Silva, Ana V. Rodrigues
260-286
PDF
“Encontramos um Tesouro”: Metacognição, fator essencial na Formação de Professores CTSA: O caso de êxito do curso de docência universitária - CGDU - da Universidad de Sevilla
Camila Boszko, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Gabriela Carolina Cattani Delord
287-312
PDF
Explicit and reflective teaching for the development of Critical Thinking skills and Nature of Science and Technology understandings in Primary Education
Vanessa Ortega-Quevedo, Cristina Gil-Puente, Cristina Vallés Rapp, Carmela García-Marigómez
313-335
PDF (Inglês)
Construções conjuntas de práticas pedagógicas sobre ensino de física experimental entre docentes do ensino superior: análise do potencial de um grupo de planejamento conjunto
João Ricardo Neves da Silva, André Luis dos Santos, Gabriel Andrade Silva, Sergio Augusto Borges Dahora
336-368
PDF
O processo de inclusão de um estudante cego em um curso de licenciatura em Física: uma análise das ações e contribuições do ambiente educacional
Marcela Ribeiro da Silva, Eder Pires de Camargo
369-401
PDF
A biologia que não ousa dizer seu nome: olhares pós-dualistas para pesquisas nos temas gênero e sexualidade na educação em ciências
Bruno Tavares, Mariana Brasil Ramos, Adriana Mohr
402-442
PDF
Educação CTSA e Cidade Educadora: desafios e perspectivas para formação permanente de professores da Educação Infantil
Cinira Francisca Alves de Bastos, Noemi Sutil
443-471
PDF
Princípios para o ensino de representações estruturais dos compostos orgânicos
Caio de Souza Silva, Helio da Silva Messeder Neto
472-491
PDF
Duas décadas dos PCNEM e PCN+ e uma década das DCN: como os parâmetros e as diretrizes podem atender e nortear a educação científica das juventudes do século XXI
Alisson Romeu de Sousa, Jonas Guimarães Paulo Neto
492-532
PDF
Editorial
Por que tantos artigos são recusados? Uma reflexão a partir da revista Investigações em Ensino de Ciências
Paulo Lima Junior, Marta Maximo-Pereira, Tobias Espinosa
01-07
PDF
Idioma
English
Español
Português