O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM AULA DE FÍSICA: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE

Autores/as

  • Lucia Helena Sasseron Universidade de São Paulo
  • Tadeu Nunes Souza Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p139

Palabras clave:

Engajamento, Ferramenta de análise, Interações em sala de aula, Ensino por investigação

Resumen

Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ferramenta de análise para a investigação do engajamento dos estudantes em aulas investigativas. A construção da ferramenta, chamada por nós de indicadores de engajamento, levou em consideração trabalhos sobre o envolvimento de estudantes com problemas trazidos para a resolução em sala de aula e, em especial, a ideia de engajamento disciplinar produtivo. Para isso, são considerados elementos do trabalho em grupo e da construção e da execução de planos de trabalho, além dos aspectos emocionais que entremeiam estes processos. Com a finalidade de avaliar se a ferramenta é adequada para uso em trabalhos de pesquisa, analisamos uma aula ocorrida com uma turma de Ensino Médio. Os resultados encontrados mostram que a ferramenta permite compreender o desenvolvimento deste engajamento e sua relação com a construção de entendimento pelos estudantes. Neste sentido, entendemos que os indicadores de engajamento também podem ser de grande valia para a análise da constituição da sala de aula como uma comunidade de práticas.

Biografía del autor/a

Lucia Helena Sasseron, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Sasseron, L. H., & Souza, T. N. (2019). O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM AULA DE FÍSICA: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 24(1), 139–153. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p139

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