O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM AULA DE FÍSICA: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p139Palabras clave:
Engajamento, Ferramenta de análise, Interações em sala de aula, Ensino por investigaçãoResumen
Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ferramenta de análise para a investigação do engajamento dos estudantes em aulas investigativas. A construção da ferramenta, chamada por nós de indicadores de engajamento, levou em consideração trabalhos sobre o envolvimento de estudantes com problemas trazidos para a resolução em sala de aula e, em especial, a ideia de engajamento disciplinar produtivo. Para isso, são considerados elementos do trabalho em grupo e da construção e da execução de planos de trabalho, além dos aspectos emocionais que entremeiam estes processos. Com a finalidade de avaliar se a ferramenta é adequada para uso em trabalhos de pesquisa, analisamos uma aula ocorrida com uma turma de Ensino Médio. Os resultados encontrados mostram que a ferramenta permite compreender o desenvolvimento deste engajamento e sua relação com a construção de entendimento pelos estudantes. Neste sentido, entendemos que os indicadores de engajamento também podem ser de grande valia para a análise da constituição da sala de aula como uma comunidade de práticas.Citas
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