MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM ÊNFASE EM UMA DESCRIÇÃO EPISTEMOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p235Palabras clave:
Modelos Atômicos, Aprendizagem Significativa, UEPSResumen
Neste trabalho, apresentamos os resultados da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de 10 horas-aula sobre Modelos Atômicos, enfatizando a construção epistemológica do conceito de átomo, em uma perspectiva Kuhniana, para alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade paraense no interior da Amazônia. Para estudar os processos de Aprendizagem dos estudantes, utilizamos a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados da comparação da atividade inicial e da verificação final de Aprendizagem apontam para a evolução das visões conceitual, histórico-epistemológica, e tecnológica dos alunos em termos qualitativos, e das visões conceitual e histórica em termos quantitativos. Conclui-se haver evidências de padrões de subsunção tanto derivativa como correlativa, em maior frequência, e de superordenação ocorrendo em um menor número de vezes.Citas
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