SERÃO AS REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICÁVEIS AOS CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA?

Autores/as

  • Guilherme Brockington USP - Instituto de Física/Faculdade de Educação
  • Maurício Pietrocola USP - Faculdade de Educação

Palabras clave:

Ensino de Física Quântica, Transposição Didática, Física Moderna

Resumen

Este trabalho é parte de uma pesquisa envolvendo proposta de atualização curricular. Os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea estão, em geral, ausentes das aulas do Ensino Médio. Neste trabalho nos propomos a analisar os requisitos necessários para a inserção de elementos de Mecânica Quântica nas aulas do Ensino Médio. A análise teórica será feita com base na teoria de “Transposição Didática”, proposto por Yves Chevallard, a partir da qual apontamos alguns elementos que questionam a aplicabilidade de suas regras aos temas desta “nova” Física.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Brockington, G., & Pietrocola, M. (2016). SERÃO AS REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICÁVEIS AOS CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA?. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 10(3), 387–404. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/512

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