REPRESENTAÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores/as

  • Maria Margarida Graça Escola Secundária José Gomes Ferreira
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS.
  • Concesa Caballero Área de Física Aplicada. Faculdade de Ciências. UBU.

Palabras clave:

representações sociais, práticas lectivas, aprendizagem significativa, Matemática

Resumen

Este trabalho descreve um estudo exploratório, a primeira de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, num grupo de professores de Matemática, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo exploratório é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=48) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada) e responderam a um questionário individual. A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações da Matemática, seu ensino e aprendizagem, num grupo de 48 sujeitos, de diferentes grupos sociais, de modo a se obterem indicadores para a construção de instrumentos a utilizar nas fases seguintes da investigação. Enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural; (2) foi possível identificar limitações, dificuldades e aspectos a incluir/ alterar nos instrumentos utilizados.

Publicado

2016-11-13

Cómo citar

Graça, M. M., Moreira, M. A., & Caballero, C. (2016). REPRESENTAÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 9(1), 37–93. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/538

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