COMO AVALIAR UM PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS?

Autores/as

  • Alberto Villani
  • Jesuina Lopes de Almeida Pacca

Palabras clave:

Projeto, Critérios de Avaliação, Árbitros, Valor de um Projeto

Resumen

Neste trabalho pretendemos iniciar o debate sobre esse tema tão importante, uma vez que todos nós fazemos parte da comunidade científica que faz projetos e que os avalia. Pretendemos mostrar que os critérios comumente utilizados para julgar um trabalho de pesquisa não são necessáriamente os mais importantes para julgar um projeto de pesquisa e suas perspectivas. Neste caso trataremos de buscar indícios que apontem para uma boa fundamentação e um procedimento adequado presentes em um projeto de pesquisa, que possam mostrar boas perspectivas de sucesso. Focalizaremos os pontos que consideramos fundamentais num trabalho de pesquisa, tentando problematizar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto à luz da reflexão metodológica tradicional bem como de uma abordagem mais moderna. Concluiremos esboçando as características gerais de um trabalho de pesquisa que consideramos confiável, bem como tecendo recomendações para a ação de críticos /assessores.

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Villani, A., & Pacca, J. L. de A. (2016). COMO AVALIAR UM PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS?. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 6(1), 7–28. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/584

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