DO RELATIVISMO NO ENSINO DE FÍSICA AO OBJETIVISMO NA FÍSICA

Autores/as

  • Carlos Eduardo Laburú Depto. de Física, Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Rodrigues da Silva Depto. de Filosofia, Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

construtivismo, relativismo, objetivismo, ensino de Física

Resumen

Analisaremos, neste trabalho, o contraste entre o construtivismo no ensino de física e o objetivismo metodológico da física. Faremos ver que muitas das perspectivas pedagógicas, epistemológicas e ontológicas construtivistas encontram-se no centro das críticas de parte da literatura em educação científica. Mostraremos também que as críticas, particularmente, epistemológicas e ontológicas são sustentadas por eminentes físicos. Nossa preocupação principal, concentrar-se-á nos aspectos construtivistas que transferem pressuposições de caráter epistêmico e ontológico do processo de ensino-aprendizagem, de estatuto relativista, para a compreensão da própria natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Por final, tentaremos ver em que medida não é necessário o comprometimento com uma epistemologia realista a fim de tornar a postura objetivista na física sustentável.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Laburú, C. E., & da Silva, M. R. (2016). DO RELATIVISMO NO ENSINO DE FÍSICA AO OBJETIVISMO NA FÍSICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 5(2), 121–154. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/599

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