UMA TRÍADE TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p320

Palavras-chave:

Experimentação, EBTT, Epistemologia fleckiana, Institutos Federais

Resumo

Este trabalho é resultante de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo caracterizar, com base na literatura, as compreensões de pesquisadores/as e professores/as de química sobre experimentação, bem como apresentar uma proposição teórico-metodológica para o planejamento e desenvolvimento das atividades experimentais nos cursos de Química de diferentes níveis ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), tendo como alicerce os eixos Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, base da concepção de ensino defendida pelos IF. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada em duas etapas: teórica e de campo, tendo a revisão da literatura do tipo narrativa e a entrevista semiestruturada como fonte de construção dos dados. As interpretações à luz da epistemologia fleckiana indicam a existência de dois estilos de pensamento sobre experimentação: simplista e contemporâneo. Além disso, apontam uma proposição teórico-metodológica para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico assentada em três dimensões: científica-cultural, científica-teórica e conceitual e, científica-profissional. Na tríade construída, a tecnologia é percebida como elemento transversal e a ciência como uma construção lógica, histórica e social. Por fim, acreditamos que tal proposição pode contribuir para novas compreensões sobre a ciência, potencializar o trabalho colaborativo e fomentar o desenvolvimento da experimentação numa perspectiva contemporânea.

Biografia do Autor

Nara Alinne Nobre-da-Silva, IF Goiano Campus Iporá

Doutora em Educação em Ciências, IQ-UnB; Professora de Química no Instituto Federal Goiano - Campus Iporá. 

Roberto Ribeiro da Silva, Universidade de Brasília

Doutor em Química, IQ-UFSCar; Professor Colaborador Voluntário - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, IQ-UnB. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química - LPEQ-UnB. 

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Nobre-da-Silva, N. A., & Silva, R. R. da. (2023). UMA TRÍADE TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(1), 320–333. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p320

Edição

Seção

Artigos