COMUNIDADES DE PRÁTICA LOCAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSIÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p181

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Comunidades de prática, Formação inicial

Resumen

Neste artigo teórico apresentamos uma ferramenta analítica construída a partir de referenciais que defendem a aprendizagem a partir da constituição de comunidades de prática (Lave & Wenger, 1991; Wenger, 2016; Wenger, McDermot, & Snyder, 2016) e do desenvolvimento de práticas científicas (Duschl, 2008; Stroupe, 2014). A elaboração da ferramenta aconteceu por processo de estudos bibliográficos e proposição de relações entre eles considerando o contexto de formação inicial de professores que ensinarão Ciências. A ferramenta “Comunidades de Práticas Locais do Ensino de Ciências” (CoPLEC) foi proposta a partir de questões que perpassam elementos importantes destacados nos estudos sobre comunidades de prática e sobre ensino de ciências como prática social. Estas questões tratam das finalidades das atividades de estágio expressas pelos estudantes; do envolvimento coletivo, compartilhamento e legitimação de práticas e normas sociais ocorridas em estágio; dos conhecimentos considerados, partilhados e legitimados no desenvolvimento das atividades; e dos recursos utilizados durante planejamento e realização do estágio. A partir da proposição da ferramenta deve ser possível caracterizar e analisar o envolvimento de licenciandos em comunidades de prática durante o estágio em ensino de ciências.

Biografía del autor/a

Raquel Sousa Valois, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Amílcar Ferreira Sobral Curso de Lic. em Ciências Biológicas

Licenciatua em Ciências BiológicasDoutora em Educação.Docente do curso de Ciências Biológicas

Citas

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Valois, R. S., & Sasseron, L. H. (2021). COMUNIDADES DE PRÁTICA LOCAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSIÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 26(3), 181–194. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p181

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