LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA KUHNIANA

Autores/as

  • Sergio de Mello Arruda Departamento de Física Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Rodrigues da Silva Departamento de Filosofia Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

filosofia da ciência, relação teoria-experimento, laboratório didático de física

Resumen

Os estudos atuais sobre o laboratório didático de Física têm se fundamentado na utilização do método hipotético-dedutivo, propondo o desenvolvimento das atividades experimentais como um processo de investigação, o que revela a sua inspiração popperiana. Nesse trabalho, a partir de uma discussão sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propomos, baseados nas idéias de Thomas Kuhn, complementadas pelo pensamento de van Fraassen, uma nova orientação para o laboratório de Física, concebendo-o, não como uma verificação ou falseamento de hipóteses, mas como um processo de adaptação entre a teoria e o experimento.

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Arruda, S. de M., da Silva, M. R., & Laburú, C. E. (2016). LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA KUHNIANA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 6(1), 97–106. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/588

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