ARGUMENTAÇÃO EM UMA AULA DE CONHECIMENTO FÍSICO COM CRIANÇAS NA FAIXA DE OITO A DEZ ANOS

Autores/as

  • Maria Candida Varone de Morais Capecchi Faculdade de Educação, USP
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Faculdade de Educação, USP

Palabras clave:

argumentação em sala de aula, conhecimento físico, escola fundamental

Resumen

O presente trabalho refere-se ao estudo da argumentação de alunos, na faixa etária de oito a dez anos, numa aula de conhecimento físico. A análise foi realizada tanto do ponto de vista estrutural, através da identificação de componentes presentes nos argumentos isolados, quanto do ponto de vista da interação entre os locutores, observando a presença de diferentes idéias e a busca de sínteses na argumentação como um todo. Foi observado, também, de que forma a professora conduziu a discussão, tendo sido identificado um padrão discursivo IRF predominantemente elicitativo. Tal predominantemente elicitativo, possibilitou a criação de um espaço cooperativo para a exposição de idéias, incluindo ao mesmo tempo o respeito às diferentes explicações e a autoconfiança para posicionamentos contrários aos dos colegas, assim como, a elaboração de argumentos complementares por parte dos alunos. Além de apresentarem muitas afirmações com justificativas, relacionando-as aos dados obtidos, os alunos elaboraram hipóteses a partir de suas conclusões e o problema proposto estimulou-os não apenas a solucioná-lo, mas também a tentar variações.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

de Morais Capecchi, M. C. V., & de Carvalho, A. M. P. (2016). ARGUMENTAÇÃO EM UMA AULA DE CONHECIMENTO FÍSICO COM CRIANÇAS NA FAIXA DE OITO A DEZ ANOS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 5(3), 171–189. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/592

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.