INVESTIGANDO A SIGNIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVA

Autores

  • Ana Paula Solino Universidade Federal de Alagoas, campus do Sertão Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849, Cidade Universitária, Delmiro Gouveia-AL, Brasil.
  • Lúcia Helena Sasseron Faculdade de Educação da Unviersidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-040

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p104

Palavras-chave:

Significação, Problema, Ensino por Investigação, Vygotsky

Resumo

Pesquisadores da área de ensino de ciências têm defendido o uso de problemas em atividades didático-pedagógicas como um elemento importante para a formação do pensamento científico dos estudantes, porém, poucos têm procurado estudar especificamente o processo de significação de problemas. Sendo assim, com o intuito de investigar teoricamente a significação de problemas em propostas que envolvem o Ensino por Investigação, buscou-se algumas contribuições da perspectiva histórico-cultural, sobretudo os estudos de Vygotsky, para analisar a natureza do problema, seu papel e função na estruturação e implementação de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) e suas relações com os elementos significadores vygotskyanos. Observou-se que a noção de problema se encontra situada na perspectiva da Alfabetização Científica e, que, no contexto da SEI, esses problemas se apresentam de duas formas distintas, porém complementares: problemas didáticos e novos problemas. Identificou-se que os problemas didáticos assumem funções diferentes na estruturação e no desenvolvimento de uma SEI e que as problematizações realizadas em torno do mesmo propiciam o surgimento de novos problemas mediadores. Argumenta-se a favor de que esses novos problemas podem potencializar o processo de significação em aulas investigativas, a partir das suas relações com os elementos significadores de Vygotsky, tornando-se Potenciais Problemas Significadores.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Solino, A. P., & Sasseron, L. H. (2018). INVESTIGANDO A SIGNIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVA. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 104–129. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p104

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