A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA II – MODELOS DE MEDIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p383

Palavras-chave:

Credibilidade, Divulgação Científica, Mediação, Meios e Fontes de Informação, Percepção Pública da Ciência

Resumo

Este trabalho propõe a adaptação de um modelo teórico baseado nas relações estabelecidas por ingressantes no ensino superior sobre credibilidade de fontes e meios de C&T, hábitos de informação e concepções de C&T. Os dados foram coletados por um questionário e tratados com técnica de redução de dimensionalidade em conjunto com o teste de Alpha de Cronbach para construir índices. Calculou-se o efeito da mediação da credibilidade de diferentes fontes e meios de informação na relação entre hábitos de informação e concepção sobre C&T, empregando-se a técnica estatística de mediação. Os resultados indicaram que a credibilidade em meios de informação (especializados ou não) e das fontes especializadas em C&T atua como variável mediadora na relação entre hábitos e concepções de Ciências. Implicações para a educação em ciência são discutidas a partir do papel do jornalismo científico e do conceito de mediação na produção da divulgação científica.

Biografia do Autor

Helga Gabriela Aleme, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Departamento de Ciências Exatas e da Terra

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Aleme, H. G., Giordan, M., & Bertoldo, R. R. (2023). A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA II – MODELOS DE MEDIAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(1), 383–398. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p383

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