A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA II – MODELOS DE MEDIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p383Palavras-chave:
Credibilidade, Divulgação Científica, Mediação, Meios e Fontes de Informação, Percepção Pública da CiênciaResumo
Este trabalho propõe a adaptação de um modelo teórico baseado nas relações estabelecidas por ingressantes no ensino superior sobre credibilidade de fontes e meios de C&T, hábitos de informação e concepções de C&T. Os dados foram coletados por um questionário e tratados com técnica de redução de dimensionalidade em conjunto com o teste de Alpha de Cronbach para construir índices. Calculou-se o efeito da mediação da credibilidade de diferentes fontes e meios de informação na relação entre hábitos de informação e concepção sobre C&T, empregando-se a técnica estatística de mediação. Os resultados indicaram que a credibilidade em meios de informação (especializados ou não) e das fontes especializadas em C&T atua como variável mediadora na relação entre hábitos e concepções de Ciências. Implicações para a educação em ciência são discutidas a partir do papel do jornalismo científico e do conceito de mediação na produção da divulgação científica.Referências
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