Podcasts and the interest by Sciences

Authors

  • George Francisco Santiago Martin Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Anderson Camatari Vilas Boas Universidade Federal do vale do São Francisco - Univasf
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Tecnológica federal do Paraná - UTFPR
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p77

Keywords:

Four-phase Model of Interest Development, Interest in sciences, Podcasts, Discursive Textual Analysis, Basic Education

Abstract

This paper presents the results of research about the interest in sciences and the contribution of scientific dissemination podcasts to the development of this interest. The participants of this study are consumers of some podcasts and the data were obtained through online questionnaires using multiple choice questions and argumentative questions, created by the researchers, and publicized in the podcasts and in their websites and social networks by their producers. The data were analyzed under the guidance of the Discursive Textual Analysis and were based on an adaptation of the Four-Phase Model of Interest Development. From the data it was possible to identify: different levels of interest in sciences in the participants in the research; the relation between scientific dissemination podcasts and the development of interest in sciences; and features that make these podcasts attractive to the public. The analysis also shows that for many of the cases where the interest in sciences was more intense or profound, podcasts played an important role in the development of this interest, and in some cases, the participants report that important decisions, such as career or undergraduate studies, were influenced by the content of podcasts.

Author Biographies

George Francisco Santiago Martin, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Prof. Adjunto do colegiado de Matemática do campus de Jacarezinho da UENP desde 2005Licenciatura em Física (2002)Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática(2005)Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática)2016) Área: formação de professores; ensino de ciências  educação matemática.

Anderson Camatari Vilas Boas, Universidade Federal do vale do São Francisco - Univasf

Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Londrina (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, natureza da ciência, ensino de ciências, história e filosofia da ciência e análise textual discursiva (atd). 

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Tecnológica federal do Paraná - UTFPR

SERGIO DE MELLO ARRUDA. É Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre emEnsino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). É professor daUniversidade Estadual de Londrina desde 1978. Aprovou diversos projetos de pesquisae extensão no CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados emEnsino de Ciências. Coordenou a implantação do Programa em Ensino de Ciências eEducação Matemática da UEL; coordenou a implantação do Museu de Ciência eTecnologia de Londrina, órgão suplementar da UEL; coordenou a implantação doprojeto PIBID/UEL. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino deCiências e Educação Matemática entre 2002 e 2004; diretor do Museu de Ciência eTecnologia da UEL desde 2009; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL[edital 2009 e edital 2011] desde 2009. Linhas de pesquisa atuais: Formação deprofessores; Educação informal; Psicanálise e Ensino de Ciências.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS. Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL,1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora emEducação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora Sênior da UniversidadeEstadual de Londrina, atuando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências eEducação Matemática. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisasrealizadas, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participaem anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados einúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos à sua área depesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências eMatemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora dealguns deles. Nos dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são:análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem.

References

Araújo, R. V. G., Leão, M. B. C., Leite, B. S., & Silva, J. R. R. T. (2009). In XIV Taller Internacional de Software Educativo. Santiago: Universidad de Chile. Recuperado de https://users.dcc.uchile.cl/~jsanchez/Pages/act_invest.htm

Arruda, S. M. (2001). Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de Física do ensino médio. (Tese de doutorado). São Paulo: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-05032002-132057/publico/TDE.pdf

Arruda, S. M., Passos, M. M., & Fregolente, A. (2012). Focos da aprendizagem docente. Alexandria, Florianópolis, 5(3), 25-48. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37734

Arruda, S. M., Passos, M. M., Piza, C. A. M., & Felix, R. A. B. (2013). O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação (Bauru), 19(2), 481-498. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000200016

Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2017). Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, 1(2), 95-115. Recuperado de http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1213/811

Arruda, S. M., Portugal, K. O., & Passos, M. M. (2018). Focos da aprendizagem: revisão, desdobramentos e perspectivas futuras. REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, 2(1), 91-121. Recuperado de http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1298/672

Arruda, S. M., Zapparoli, F. V. D., & Passos, M. M. (2019). Aprendizagem de Astronomia em grupos do Facebook. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(2), 383-413. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p383

Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1978). Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston.

Barros, G. C., & Menta, E. (2007). Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Eptic – Revista de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, 9(1), 1-14. Recuperado de https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/217

Dantas-Queiroz, M. V., Wentzel, L. C. P., & Queiroz, L. L. (2018). Science communication podcasting in Brazil: the potential and challenges depicted by two podcasts. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 90(2), 1891-1901. http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201820170431

European Commission. (2007). Science Education Now: A Renewed Pedagogy for the Future or Europe. Buselles: European Commission, Community Research.

Fejolo, T. B., Arruda, S. M., & Passos, M. (2013). Aprendizagem científica informal no PIBID: identificando e interpretando os focos da aprendizagem científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3), 628-649. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p628

Guizelini, A., Arruda, S. M., Carvalho, A. M. F. T., & Laburú, C. E. (2005). O gostar de Matemática: em busca de uma interpretação psicanalítica. Bolema, 18(23), 23-40. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/2912/291223444002.pdf

Hidi, S., & Renninger, K. A. (2006). The Four-Phase Model of Interest Development. Educational Psychologist, 41(2), 111-127. https://doi.org/10.1207/s15326985ep4102_4

Illeris, K. (2013). Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In Illeris, K. (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Penso.

Luiz, L., & Assis, P. (2009). O crescimento do podcast: origem e desenvolvimento de uma mídia da cibercultura. In Atas do III Simpósio Nacional ABCiber, São Paulo, SP. Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Recuperado de https://www.academia.edu/5872782/O_crescimento_do_podcast_origem_e_desenvolvimento_de_uma_m%C3%ADdia_da_cibercultura

Martin, G. F. S. (2016). Caracterização do interesse pela docência em estudantes participantes do PIBID em cursos de ciências naturais. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Recuperado de http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000208348

Martin, G. F. S., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2016). O modelo de quatro fases do desenvolvimento do interesse aplicado à aprendizagem da docência. Investigações em Ensino de Ciências, 21(1), 46-61. Recuperado de https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/viewFile/25/9

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Unijuí.

Moryama, M., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2013). Aprendizagem da docência no PIBID Biologia. Alexandria, 6(3), 191-210. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/viewFile/38157/29099

Moura, A., & Carvalho, A. A. A. (2006). Podcast: para uma aprendizagem ubíqua no Ensino Secundário. In L. P. Alonso (Ed.). 8th International Symposium on Computer in Education. León: Universidad de León, v.2, 379-386. Recuperado de http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/11328/458

Müller, L. (2012). O que são feeds? Retrieved September 20 (2017). Recuperado de https://www.tecmundo.com.br/rss/252-o-que-sao-feeds.htm

National Research Council (NRC). (2000). Inquiry and the National Science Education Standards: A Guide for Teaching and Learning. S. Olson & S. Loucks-Horsley (Eds.). Washington: The National Academies Press.

National Research Council (NRC). (2009). Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. Bell, P., Lewenstein, B., Shouse, A. W., & Feder, M. A. (Eds.). Washington: The National Academies Press.

Pedro, C. L., Passos, M. M., & Arruda, S. (2015). Aprendizagem científica no facebook. Alexandria, Florianópolis, 8(1), 3-19. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p3

Piratelo, M. V. M., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2014). Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, 31(3), 493-517. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p493

Piratelo, M. V. M., Teixeira, L. A., Passos, M. M., Arruda S. M,. & Obara, C. E. (2016). Relações Pessoais com o Saber sob a Perspectiva do Conteúdo, do Ensino e da Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Física no PIBID. Acta Scientiae, 18(3), 735-755. Recuperado de http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1823/2050

Pozo, J. I., & Crespo, M. A. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre, RS: Artmed.

Renninger, K. A., Nieswandt, M., & Hidi, S. (Eds.). (2015). Interest in mathematics and science learning. Washington: American Educational Research Association.

Verona, M. F., Mori, H., & Arruda, S. M. (2008). Raízes formais e informais da opção pelo curso de Ciências Biológicas. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 10(2), 1-20.

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100208

Published

2020-05-01

How to Cite

Martin, G. F. S., Vilas Boas, A. C., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2020). Podcasts and the interest by Sciences. Investigations in Science Education, 25(1), 77–98. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p77

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>