PODCASTS E O INTERESSE PELAS CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p77Palabras clave:
Modelo de Quatro Fases de Desenvolvimento do Interesse, Interesse pelas ciências, Podcasts, Análise Textual Discursiva, Educação BásicaResumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa a respeito do interesse pelas ciências e a contribuição de podcasts de divulgação científica para o desenvolvimento desse interesse. As pessoas que participaram como depoentes para a realização desta investigação eram consumidores de alguns podcasts e seus relatos foram obtidos por meio da resposta a questionários online com questões de múltiplas escolhas e dissertativas, divulgadas nos podcasts e em seus websites e nas redes sociais, pelos pesquisadores. Os dados foram analisados segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva, fazendo uso do Modelo de Quatro Fases de Desenvolvimento do Interesse (MDI) adaptado e assumido por categorias a priori. Após o movimento analítico foi possível identificar nas declarações dos respondentes: níveis diferentes de interesse pelas ciências; a relação entre os podcasts de divulgação científica e o desenvolvimento do interesse pelas ciências; algumas características que tornam estes podcasts atraentes para o público. As análises ainda mostraram que, para muitos dos casos em que o interesse pelas ciências era evidente, os podcasts tiveram papel importante na intensificação do interesse e em decisões tomadas por esses sujeitos em relação à profissão a ser escolhida e à formação relacionada aos conteúdos dos podcasts.Citas
Araújo, R. V. G., Leão, M. B. C., Leite, B. S., & Silva, J. R. R. T. (2009). In XIV Taller Internacional de Software Educativo. Santiago: Universidad de Chile. Recuperado de https://users.dcc.uchile.cl/~jsanchez/Pages/act_invest.htm
Arruda, S. M. (2001). Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de Física do ensino médio. (Tese de doutorado). São Paulo: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-05032002-132057/publico/TDE.pdf
Arruda, S. M., Passos, M. M., & Fregolente, A. (2012). Focos da aprendizagem docente. Alexandria, Florianópolis, 5(3), 25-48. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37734
Arruda, S. M., Passos, M. M., Piza, C. A. M., & Felix, R. A. B. (2013). O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação (Bauru), 19(2), 481-498. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000200016
Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2017). Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, 1(2), 95-115. Recuperado de http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1213/811
Arruda, S. M., Portugal, K. O., & Passos, M. M. (2018). Focos da aprendizagem: revisão, desdobramentos e perspectivas futuras. REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, 2(1), 91-121. Recuperado de http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1298/672
Arruda, S. M., Zapparoli, F. V. D., & Passos, M. M. (2019). Aprendizagem de Astronomia em grupos do Facebook. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(2), 383-413. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p383
Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1978). Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston.
Barros, G. C., & Menta, E. (2007). Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Eptic – Revista de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, 9(1), 1-14. Recuperado de https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/217
Dantas-Queiroz, M. V., Wentzel, L. C. P., & Queiroz, L. L. (2018). Science communication podcasting in Brazil: the potential and challenges depicted by two podcasts. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 90(2), 1891-1901. http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201820170431
European Commission. (2007). Science Education Now: A Renewed Pedagogy for the Future or Europe. Buselles: European Commission, Community Research.
Fejolo, T. B., Arruda, S. M., & Passos, M. (2013). Aprendizagem científica informal no PIBID: identificando e interpretando os focos da aprendizagem científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3), 628-649. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p628
Guizelini, A., Arruda, S. M., Carvalho, A. M. F. T., & Laburú, C. E. (2005). O gostar de Matemática: em busca de uma interpretação psicanalítica. Bolema, 18(23), 23-40. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/2912/291223444002.pdf
Hidi, S., & Renninger, K. A. (2006). The Four-Phase Model of Interest Development. Educational Psychologist, 41(2), 111-127. https://doi.org/10.1207/s15326985ep4102_4
Illeris, K. (2013). Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In Illeris, K. (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Penso.
Luiz, L., & Assis, P. (2009). O crescimento do podcast: origem e desenvolvimento de uma mídia da cibercultura. In Atas do III Simpósio Nacional ABCiber, São Paulo, SP. Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Recuperado de https://www.academia.edu/5872782/O_crescimento_do_podcast_origem_e_desenvolvimento_de_uma_m%C3%ADdia_da_cibercultura
Martin, G. F. S. (2016). Caracterização do interesse pela docência em estudantes participantes do PIBID em cursos de ciências naturais. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Recuperado de http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000208348
Martin, G. F. S., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2016). O modelo de quatro fases do desenvolvimento do interesse aplicado à aprendizagem da docência. Investigações em Ensino de Ciências, 21(1), 46-61. Recuperado de https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/viewFile/25/9
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Unijuí.
Moryama, M., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2013). Aprendizagem da docência no PIBID Biologia. Alexandria, 6(3), 191-210. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/viewFile/38157/29099
Moura, A., & Carvalho, A. A. A. (2006). Podcast: para uma aprendizagem ubíqua no Ensino Secundário. In L. P. Alonso (Ed.). 8th International Symposium on Computer in Education. León: Universidad de León, v.2, 379-386. Recuperado de http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/11328/458
Müller, L. (2012). O que são feeds? Retrieved September 20 (2017). Recuperado de https://www.tecmundo.com.br/rss/252-o-que-sao-feeds.htm
National Research Council (NRC). (2000). Inquiry and the National Science Education Standards: A Guide for Teaching and Learning. S. Olson & S. Loucks-Horsley (Eds.). Washington: The National Academies Press.
National Research Council (NRC). (2009). Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. Bell, P., Lewenstein, B., Shouse, A. W., & Feder, M. A. (Eds.). Washington: The National Academies Press.
Pedro, C. L., Passos, M. M., & Arruda, S. (2015). Aprendizagem científica no facebook. Alexandria, Florianópolis, 8(1), 3-19. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p3
Piratelo, M. V. M., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2014). Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, 31(3), 493-517. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p493
Piratelo, M. V. M., Teixeira, L. A., Passos, M. M., Arruda S. M,. & Obara, C. E. (2016). Relações Pessoais com o Saber sob a Perspectiva do Conteúdo, do Ensino e da Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Física no PIBID. Acta Scientiae, 18(3), 735-755. Recuperado de http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1823/2050
Pozo, J. I., & Crespo, M. A. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre, RS: Artmed.
Renninger, K. A., Nieswandt, M., & Hidi, S. (Eds.). (2015). Interest in mathematics and science learning. Washington: American Educational Research Association.
Verona, M. F., Mori, H., & Arruda, S. M. (2008). Raízes formais e informais da opção pelo curso de Ciências Biológicas. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 10(2), 1-20.
https://doi.org/10.1590/1983-21172008100208
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.