OS FOCOS DA APRENDIZAGEM DOCENTE (FAD) COMO VALORES GERAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores/as

  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Colegiado de Ciências Biológicas. Rua Portugal, No 304. CEP: 86300-000. Cornélio Procópio – PR, Brasil.
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. CEP: 86057-970. Londrina – PR.
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. CEP: 86057-970. Londrina – PR.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p15

Palabras clave:

Axiologia, Focos da aprendizagem docente (FAD), Formação inicial de professores de biologia

Resumen

Neste artigo apresentamos uma análise de entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública do norte do Paraná. A análise foi centrada na investigação dos sistemas axiológicos presentes e possivelmente interferentes no processo de formação inicial de professores de biologia, sob a perspectiva dos licenciandos, mas também dos formadores. Após um levantamento teórico da literatura que aborda a axiologia voltada à educação, foram utilizados os focos da aprendizagem docente (FAD) que ao serem adaptados (FAD’) funcionaram como eixos categóricos ou valores gerais esperados, para uma ‘boa formação docente’. A análise do fluxo valorativo das entrevistas, em perspectivas quali- -quantitativas, mostrou a existência de um padrão de valores entre os docentes e os discentes, sugerindo, entre outras coisas, que os valores podem funcionar como indicadores da formação docente e que os sistemas axiológicos dos formadores podem alterar as relações dos estudantes com o saber, implicando no estabelecimento de perfis profissionais determinados.

Publicado

2016-06-03

Cómo citar

Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2016). OS FOCOS DA APRENDIZAGEM DOCENTE (FAD) COMO VALORES GERAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 20(1), 15–34. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p15

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>