AXIOLOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Palabras clave:
sistemas axiológicos, formação inicial de professores de Biologia, relações epistêmicas, pessoais e sociais, focos da aprendizagem docente (FAD)Resumen
Este artigo apresenta uma análise axiológica dos relatos de formandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas que foram entrevistados acerca do seu processo de formação docente. Utilizando pressupostos teóricos da Matriz (3x3), que trata das relações epistêmicas, pessoais e sociais do professor com o saber, com o ensino e com a aprendizagem, buscou-se evidenciar, a partir da perspectiva social, de que modo um estudo axiológico pode ajudar na compreensão das relações: professor-conteúdo, professor-ensino e professor-aprendizagem (do aluno). Articuladamente, foram empregados os focos da aprendizagem docente (FAD) para o estabelecimento de critérios na análise dos dados. Por meio dos aportes da análise textual discursiva foram detectados indicativos axiológicos que sugerem a relevância do conteúdo biológico na escolha da carreira docente, além de problemas no processo de formação inicial como a priorização da dimensão do ensino em detrimento do processo de aprendizagem dos futuros alunos dos graduandos. A não obtenção de indícios axiológicos para a aprendizagem mostrou que esse tipo de gestão demanda readequações no processo formativo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.