AÇÕES DISCENTES E A RELAÇÃO COM O SABER EM AULAS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p86Palabras clave:
Aprendizagem, Relação com o saber, Matriz do Estudante, Ação discenteResumen
Este artigo apresenta uma proposta para análise das ações discentes e das relações didático-pedagógicas estabelecidas em sala de aula para as disciplinas de Matemática, Física e Química. A investigação tem como aporte teórico a teoria da relação com o saber de Charlot (2000), o conceito de atividade e ação abordado por Leontiev (2014) e a Matriz do Estudante, um instrumento teórico-metodológico desenvolvido por Arruda, Benicio e Passos (2017). A questão que norteou esta investigação foi: como as ações discentes estão relacionadas com o saber, com o ensinar e com o aprender em aulas de Matemática, Física e Química? Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se naquilo que nos apresenta a Análise Textual Discursiva. Os documentos investigados foram notas de campo realizadas em situação de observação das aulas e as transcrições das gravações em áudio e vídeo ocorridas em um curso de Ensino Médio e Técnico Integrado de um Instituto Federal do Paraná. As análises realizadas apontaram que para a relação discente com o professor e seu ensino: na dimensão epistêmica houve o predomínio de ações referentes à organização; na dimensão pessoal a organização também esteve em destaque além das ações de interação de aprendizagem com a professora; na dimensão social destacaram-se as ações de natureza dispersiva. Quando focamos na relação discente com sua aprendizagem temos que: para as dimensões epistêmica e pessoal as ações relativas à interação com a professora foram mais frequentes; na dimensão social mantiveram-se as interações sociais que dispersavam os estudantes das atividades da aula. Não foram encontradas ações que indicassem como os estudantes avaliaram a relação do professor com os saberes escolares/profissionais.Citas
Alencar, J. A. (1961). Vocabulário latino: filosofia e poesia da linguagem (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Borsoi.
Andrade, E. C., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2018). Descrição da ação docente de professores de Matemática por meio da observação direta da sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, 20(2), 349-368. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/32979/pdf
Arruda, S. M., Benicio, M. A., & Passos, M. M. (2017). Um instrumento para a análise das percepções/ação de estudante em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, 10(2), 325-345. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v10n2.4457
Arruda, S. M., Lima, J. P. C., & Passos, M. M. (2011). Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 11(2), 139-160. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4200
Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2015). A relação com o saber na sala de aula. In Anais do IX Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. (1-14). Aracaju, SE. Recuperado de http://educonse.com.br/ixcoloquio/arruda_passos2.pdf
Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2017). Instrumentos para a análise da relação como Saber em sala de aula. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, 1(2), 95-115. Recuperado de http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1213/811
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Porto, Portugal: Edições 70.
Benicio, M. A. (2018). Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPR. (Tese de Doutorado) Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Recuperado de http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/162018TESEMARI.pdf
Benicio, M. A., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2019). A Study of Student Actions in the Classroom of a Campus of a Federal Institute of Paraná. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 623-647. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u595621
Benicio, M. A., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2020). Um estudo quantitativo das conexões entre a ação docente e a ação discente em aulas de Matemática, Física e Química em um Instituto Federal do Paraná. Revista Contexto e Educação, 35(112), 456-477. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.456-477
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa, Portugal: Porto.
Broietti, F. C. D., Lopes, A. S., & Arruda, S. M. (2019). Evasão e permanência em uma licenciatura em Química: um estudo à luz da Matriz do Estudante. Interfaces da Educação, 10(29), 468-496. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3801
Carvalho, D. F., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2018). Um estudo da mudança das ações docentes de um supervisor do PIBID-Matemática. Zetetiké, 26(2), 318-336. https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8649577
Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, SP: Cortez.
Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artmed.
Charlot, B. (2005). Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questão para a educação hoje. Porto Alegre, RS: Artmed.
Dias, M. P., Arruda, S. M., Oliveira, A. C., & Passos, M. M. (2017). Relações com o ensinar e as categorias de ação do professor de Matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 7(2), 66-75. Recuperado de https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/144
Gauthier, C., Martineau, S., Desbiens, J. F., Malo, A., & Simard, D. (2006) Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Unijuí.
Illeris, K. (2013) Uma compreensão abrangente da aprendizagem humana. In: Illeris, K. (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem (pp. 15-30). Porto Alegre, RS: Penso.
Leontiev, A. N. (2014). Atividade e consciência. Tradução de Marcelo José de Souza e Silva. Revista Dialectus, 2(4), 184-210. https://doi.org/10.30611/2014n4id5175
Leontiev, A. N. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Horizonte Universitário.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2011). Análise textual discursiva (2a ed.) Ijuí, RS: Unijuí.
Schön, D. (1983) The reflective practitioner: how professionals think in action. New York, United States of America: Basic Books.
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação professional. Petrópolis, RJ: Vozes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.