ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Lúcia Helena Sasseron Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo

Palabras clave:

alfabetização científica, educação, ensino e aprendizagem

Resumen

Apresentamos uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica. Partimos da leitura histórica com o objetivo de compreender de que maneira esta idéia é discutida ao longo dos anos. Em seguida, procuramos identificar quais as habilidades que os autores apontam como necessárias de se ter desenvolvidas para classificar um indivíduo como alfabetizado cientificamente. O conceito é então estudado nos trabalhos que olham com mais atenção para o desenvolvimento da Alfabetização Científica em contextos de educação formal. Por fim, apresentamos os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica: linhas propositivas construídas a partir da análise da literatura e que devem ser consideradas quando do planejamento de propostas didáticas que tenham como objetivo promover condições e oportunidades para o desenvolvimento da Alfabetização Científica entre os estudantes.

Publicado

2016-07-21

Cómo citar

Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2016). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 16(1), 59–77. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>