A SOCIALIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES: A COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PIBID/FÍSICA

Autores/as

  • Thomas Barbosa Fejolo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Nilo Peçanha R. José Breves, 550, Centro, 27197-000- Pinheiral, RJ - Brasil http://orcid.org/0000-0001-9153-7994
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Rod. Celso Garcia Cid, km 379 / PR 445, Sala 15, Perobal, 86051-990 - Londrina, PR - Brasil http://orcid.org/0000-0001-8856-5521
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Rod. Celso Garcia Cid, km 379 / PR 445, Sala 15, Perobal, 86051-990 - Londrina, PR - Brasil http://orcid.org/0000-0002-4149-2182

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p103

Palabras clave:

Saberes Docentes, PIBID, Física, Gestão da Classe, Gestão do Conteúdo

Resumen

A investigação cujos resultados apresentamos neste artigo focalizou a comunicação entre um professor experiente e dois estudantes de licenciatura no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os estudantes cursavam licenciatura em Física em uma Universidade pública do Estado do Paraná e o professor experiente lecionava a disciplina na Rede Estadual de Ensino. Para fins de organização e interpretação das informações obtidas foram utilizados os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo. Tendo em vista a interação desta equipe buscamos pesquisar os tipos de saberes que o professor comunicou aos estudantes de licenciatura durante a atividade de supervisão. Para isso utilizamos vinte e três categorias estabelecidas a priori, provenientes da teoria de Gauthier et al. (1998). Tais categorias compõem um reservatório de saberes que cada professor mobiliza em suas ações: os saberes da gestão do conteúdo e da gestão da classe. Como resultados de pesquisa evidenciamos os saberes experienciais compartilhados pelo supervisor durante sua ação, com destaque para os tipos mais presentes em sua comunicação: Planejamento dos Conteúdos de Aprendizagem; Planejamento das Atividades de Aprendizagem; Planejamento do Ambiente Educativo e Ensino Explícito.

Biografía del autor/a

Thomas Barbosa Fejolo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Nilo Peçanha R. José Breves, 550, Centro, 27197-000- Pinheiral, RJ - Brasil

Doutorado em curso pelo programa de pós-graduação em Ciência,Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Nilo Peçanha. Linhas de pesquisa atuais: Ensino e Aprendizagem em Física; Formação de Professores; Educação Científica Informal; Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS); Filosofia da Ciência; Representações Sociais.

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Publicado

2017-04-23

Cómo citar

Fejolo, T. B., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2017). A SOCIALIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES: A COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PIBID/FÍSICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 22(1), 103–126. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p103

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