CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES DA DIALOGIA EM UMA INTERAÇÃO ASSÍNCRONA

Autores

  • Guilherme da Silva Lima Departamento de Física - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal de Ouro Preto Campus Universitário Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, MG
  • Marcelo Giordan Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo Avenida da Universidade, 308, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p83

Palavras-chave:

Divulgação científica, Dialogia, Assincronia.

Resumo

Apresentamos nesse ensaio uma reflexão teórica com o objetivo de examinar as implicações da dialogia em caso de interações assíncronas na divulgação científica (DC), quando comunicada pela escrita. Para tanto, problematizamos a questão da assincronia e pautamos nossas análises no conceito de dialogia proposto pelo círculo de Bakhtin. Em nossa discussão destacamos duas dimensões da dialogia presentes nas interações promovidas pela DC e nos seus enunciados, que chamamos de relações discurso-objeto e discurso-réplica. Por fim, apresentamos exemplos de interações que ocorrem por meio da seção cartas dos leitores da revista Ciência Hoje, bem como de trechos de dois artigos de DC, publicados pelo Instituto Ciência Hoje e pelo G1, em que é evidente a antecipação de réplica.

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Publicado

2017-08-17

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Artigos

Como Citar

CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES DA DIALOGIA EM UMA INTERAÇÃO ASSÍNCRONA. (2017). Investigações Em Ensino De Ciências, 22(2), 83-95. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p83

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